segunda-feira, 24 de setembro de 2018

BUSCAR AJUDA

Sem dúvida um dos principais dilemas da vida é a mudança.  Primeiramente porque nem sempre identificamos a necessidade de mudanças e, em segundo lugar, pois se identificamos essa necessidade não sabemos como fazê-la.
Trocar de casa, de cidade, de trabalho, são situações de extrema complexidade. Existem diversos fatores que precisam ser analisados, principalmente se existem pessoas que dependem dessas escolhas. Entretanto, a mudança a que fazemos referência não é exterior, mas interna.
É preciso conscientização de que nosso objetivo evolutivo passa por progredir individualmente. Se esse pensamento tem raízes dentro de nós é bastante provável que nossa reação ante um conselho amigo seja positiva. Pois, se houver orgulho envolvido a reação será adversa, de afastamento.
Entendamos, receber aconselhamento não significa a adoção dos mesmos, é preciso tudo considerar com bom senso. Nem tudo que se ouve é bom para nós.
Por outro lado, se estamos suficientemente maduros, ou apenas estamos passando por um momento reflexivo onde estejamos mais desperto para uma transformação real, criamos condições para uma mudança positiva.
Não existe problema algum reconhecer limitações. É saudável e digno. Uma ferramenta útil ao aprendizado. Admitir que não sei tudo e que estou aberto a receber orientação exterior pode me fazer ver as coisas sem os vícios próprios de interpretação e leitura de vida. Para essas horas existem os amigos arrazoados, os profissionais especializados em comportamento humano ou os indivíduos calejados pela experiência.
Pedir ajuda é muito digno, sinal de amadurecimento e ponte para o progresso íntimo.
Oremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário