quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Curiosidade pessoal

Semana passada descobri que meu bisavô era natural do Rio de Janeiro, início do século XX e espírita. Espantado com a novidade eu questionei ao meu avô que me contava pela primeira vez o fato: "Mas espírita mesmo ou algo parecido?". A resposta não deixou dúvidas: "Espírita. Ele tinha uma biblioteca com todas as obras de Allan Kardec". Fiquei muito surpreso, pois meu avô nao é espírita e minha avó chegava a ser contraria a idéia, esse tipo de assunto era praticamente proibido. Meus pais se tornaram espíritas por causa dos fenômenos mediúnicos que aconteciam comigo, buscando explicações. Como se diz, parece que o fruto não cai muito longe do pé. Portanto, eu tive um bisavô espírita. Estou dando continuidade a uma tradição familiar. Não deve ser por acaso.

Smiley piscando Rafael.

4 comentários:

  1. Gostaria de convidá-lo a ler a Bíblia, afinal, os espirítas também conhecem a Bíblia nao é mesmo?
    N a verdade não. Sei disso porque conheço várias pessoas que são espíritas. Apenas leem Allan Kardec (eu também já li, afinal não posso falar de algo que não conheço). Agora uma curiosidade pessoal minha: Pq os espíritas apesar de não confessarem parecem ter horror a Bíblia? (não conheço nenhum que tenha lido)

    ResponderExcluir
  2. Eu, particularmente, conheço muitos espíritas que lêem a Bíblia, não sei qual é sua fonte de consulta para fazer tal afirmação. Na realidade a Doutrina Espírita não tem nenhum tipo de problema, seja com a Bíblia, com o Alcorão, com o Tao ou com o livro que for. Muito antes pelo contrário, é fácil encontrar referências nas obras espíritas que tratam disso, particularmente nos livros de Allan Kardec, mas em muitos outros autores também. O fundo moral é sempre mais importante, isso permite o diálogo e a contrução de uma relação fraterna entre os crentes de diferentes religiões.
    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Sou Adriana recente convertida e assim, eu desde pequena acreditei no espiritismo por conta do meu pai e mais tarde da minha irmã. E até então, para mim o espiritismo era a única "religião" (mas alguns dizem que é uma ciência) que dava as respostas mais lógicas para as coisas que aconteciam em nossas vidas. Aqui em casa tem vários livros espíritas, alguns eu li, outros estou lendo ex; evangelho segundo o espiritismo de Allan Kardec.
    Mas não foi isso que a vida me mostrou. Apesar de creditar no espiritismo desde pequena eu sempre tive medo dessas coisas, por mais que meu pai falasse que não era para ter medo. Então para me sentir mais protegida por Deus, eu sempre orava muito, muito mesmo e pedia com toda concentração que eu podia que as coisas que meu pai e minha irmã viam não fossem boas, eu não queria ver. E nunca vi. Mas continuei acreditando. O tempo foi passando e percebi que o meu pai usava a teoria espírita para justificar os atos errados dele em relação a minha mãe. Ele afirmava que esse era o carma dela porque ela deveria ter sido uma pessoa muito ruim no passado. Mas isso eu nunca engoli. Então lendo parte do evangelho segundo o espiritismo, percebi que eram citadas algumas passagens da Bíblia, mas e ainda não tinha lido a Bíblia. Até algo muito inesperado dentro de ônibus aconteceu comigo. Um evangélico entrou no ônibus vendendo caneta e ele falou de coisas que só eu sabia que sentia. E o único que conhece o nosso coração é Deus (nesta época eu já estava com meu namorado atual que também é evangélico). Ainda sim continuei acreditando no espiritismo. Mas ai eu parei e pensei: se os espíritas acreditam em Jesus porque eles não seguem os ensinamentos Dele. Foi e percebi que a Bíblia era quase que completamente ignorada por Allan Kardec. E que nada do que ele falava fazia sentido. Enquanto eu lia o ponto de vista dele, eu ficava presa aquilo. Mas quando ia lendo Bíblia via que não era nada daquilo. É como se usassem o nome de Deus apenas para não deixar que na verdade não seguem a Jesus e sim uma teoria criada por um homem como nós na França que virou piada na Europa. Ele pode ter sido uma pessoa maravilhosa como ser humano, mas não seguia o que Deus mandava. Em Hebreus 9.27 "E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo...". Esse trecho então foi ignorado pelo livro espírita. E em Deuteronômio 18.9-13 (como é muito grande irei resumir) mas diz assim: "...não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem (...)consulte mortos."(depois confira o trecho todo na Bíblia para não dizer que fiz montagem. Ai muitos falam: ah, mas a Bíblia foi modificada ao longo do tempo, e a idade das trevas? Mas quem lê a Bíblia sabe que não foi modificada porque a única palavra que é 100% benéfica, sem dar brechas para usar qualquer desculpa para cometer crimes. Como uma palavra assim pode ser mentira? E porque os espíritas ignoram esses trechos da Bíblia?

    ResponderExcluir
  4. Quando Allan Kardec fundou a Sociedade de Estudos Espíritas de Paris ele solicitou que na reunião do grupo não se discutisse alguns temas, entre eles, política e religião. Para que as pessoas não se tornassem intransigentes e radicais. O sentido do termo "Religião" nos remonta a idéia de religar a Deus, nos tornar, mais próximos dele. E para isso não existe um único caminho. Por isso, nas reuniões de estudos da Sociedade de Estudos Espíritas de Paris pessoas de diferentes religiões tomavam parte. Porque a proposta espírita é servir de interdiário, uma base filosófica onde as pessoas de diferentes crenças possam dialogar fraternalmente sem negar o que acreditam. Toda forma de intolerância é contrária a proposta evangélica, pois foge a lei da caridade e da compreensão aos direitos do próximo de pensar diferente.
    Infelizmente existem pessoas que não compreendem muito bem a doutrina que abraçam, por vezes, mesmos sem querer, acabam servido de mal exemplo (porque todos temos as nossas imperfeições). O que nós não pdoemos fazer é confundir é o espírita com o Espiritismo em si. Pensando da mesma com relação a outras crenças. A opinião pessoal de alguém não é o conceito em si.
    Entretanto, necessitamos respeitar a opção de cada um, pois todos buscamos a felicidade e cada um de nós tem o direito de seguir o caminho que escolher. Por isso faça sempre o que achar melhor para você mesmo, desde que não prejudique outras pessoas Deus estará sempre contigo. A única religião de Deus é o amor, todas as outras são formas humanas de tentar compreendê-lo.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir