sexta-feira, 11 de junho de 2010

VOCÊ DESEJA UM MUNDO MELHOR?

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Quão mais desenvolvido espiritualmente é a criatura mais ela sente-se responsável socialmente. Há aqueles que se obrigam a doar agasalhos nas campanhas públicas contra o frio. Existem outros que doam um ou dois quilos de alimento não-perecível estipulados como ingresso em eventos e atividades culturais ou esportivas. Não esqueçamos aqueles outros que doam alguns trocados aos infelizes que os abordam nas esquinas.

Não se trata de uma crítica. Não se desenvolve o hábito sem a prática. Portanto, exercitemos. Mesmo que chamados ao dever através da mídia ou do apelo alheio. Bem certo que doar o que não nos faz falta não significa muito. O orgulho pode se sentir agredido com esta afirmação. Entretanto, atender ao apelo público, por constrangimento social, é ainda atitude bastante egoísta. Estamos aprendendo, como exigir um comportamento melhor que este por enquanto?

Em conversas, aqui e ali, não deixamos de perceber como faz falta a caridade da língua. Como gostamos de julgar aquilo que desconhecemos. Esquecemos que por detrás de um drama existe sempre um sofrimento e seres humanos envolvidos. Época de campanhas eleitorais, onde a hipocrisia, por vezes atinge índices absurdos, chovem críticas. Fala-se mal de todos os candidatos, mesmo que estejamos somente repetindo, como papagaios, opinião que também ouvimos por nossa vez sem conhecer a origem, normalmente de fontes comprometidas ideologicamente. Esquecemos que a propaganda é a alma da política e que a difamação também. E sem perceber repassamos o email que lançava criticas sobre a conduta de pessoas que desconhecemos. Não se deveria também desconfiar da conduta daqueles que criticam com vilania por sua vez e repassam emails falando covardemente mal dos outros? Atire a primeira pedra.

Esquecemos que a sociedade em que vivemos é fruto de nossas conquistas. Que a soma dos indivíduos forma o todo. E que se as coisas vão mal também somos responsáveis por isso. Como assim? Quer dizer que sou responsável pelos crimes que acontecem todos os dias? De maneira direta, talvez não. Porém, indiretamente quase sempre. Não imaginas o poder que um simples olhar com simpatia poderia ter sobre alguém que sofre de solidão ou do desprezo social.

Queres que as coisas melhorem? Arregaças as mangas e fazes tua parte. Argumentas que já fazes muito, pois doa agasalhos no inverno e brinquedos no natal. Você na condição inversa viveria somente com alguns agasalhos no inverno e alguns presentes no natal? Isso lhe bastaria? Argumentas que não é sua obrigação sustentar todos os sofredores. E com razão o fazes, porém a diferença entre os indivíduos amadurecidos e aqueles que apenas aprendem as primeiras lições é muito simples. Aqueles que já despertaram para a necessidade do amor ao próximo sentem-se responsáveis, e, mesmo que façam tudo ao seu alcance sempre acreditam que não fizeram o suficiente. Enquanto que os outros se sentem satisfeitos com algumas moedas entregues no semáforo e alguns brinquedos doados no natal, reclamando que as autoridades, que se comportam exatamente como ele mesmo, não fazem a sua parte.

A sociedade precisa de indivíduos dispostos a doar um pouco de si a sociedade. É muito cômodo e até certo ponto egoísta doarmos bens ou dinheiro. Doemos nossa consideração, nossa boa vontade, utilizemos um pouco de nosso próprio tempo em benefício da sociedade que gostaríamos de construir. Sejamos exemplos dignos dos gestos que gostaríamos de observar ao nosso redor. Construamos em conjunto, cada um se responsabilizando pelo pouco que pode fazer. Todos sabem o que é preciso fazer. Porque os braços ainda estão cruzados? Essa doação qualquer um pode fazer, não de depende de nenhum governo, nem de nossa condição social.

Estou fazendo algo, provocando-os para que descruzem os braços. Pensam que isso não é nada? É muito cômodo apenas escrever. Pois bem, me provem! Façam melhor do que eu! Uma das grandes demonstrações de imaturidade humana é criticar, dizer que poderia ter feito melhor, mas nunca descruzar os braços para transformar as palavras em atos.

Seus braços continuam cruzados?

Pelo espírito Alecsander.

09.06.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário