quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

AOS ESPÍRITAS RUSSOFÔNOS, UM APELO AO BOM SENSO.

São Petersburgo durante o século XIX até o período da Revolução de 1917 foi um grande centro de divulgação do Espiritismo. As correspondências frequentes com Allan Kardec ajudaram a compor inúmeros artigos na Revista Espírita, editada em Paris. As reuniões em São Petersburgo não resumiam-se a uma infantil curiosidade, o objetivo principal das reuniões não era apenas conversar com os espíritos. A análise dos resultados, a reflexão das consequências filosóficas com o conhecimento daquilo que se aprendia no contato com os espíritos ajudava a desenvolver as bases do que conhecemos por Doutrina Espírita.

Infelizmente, após a Revolução esses grupos se desfizeram, e a tradição russa de um espiritismo sério parece ter se perdido. Atualmente quando se ouve falar em Espiritismo em países russofonos encontramos pessoas que falam de se divertir com comunicações mediúnicas, ou de espíritos de extraterrestres que invadem nossos corpos, ou até crianças especiais que existem entre nós para uma transformação mundial. Isso pode ter recebido o nome de Espiritismo na Rússia, mas está longe de ser a Doutrina Espírita, que não foi criada por Allan Kardec, mas organizada por ele a partir de observações sérias, por inúmeros correspondentes, inclusive com a participação de grupos de São Petersburgo.

Antes de mais nada, ser espírita é se preocupar em se tornar uma pessoa melhor, devota ao bem e a caridade ao próximo. Ser espírita é não aceitar idéias supersticiosas, é em tudo utilizar o raciocínio e caminhar ao lado das descobertas científicas. Aceitar ideias que povoam os contos de fada é colocar uma ciência séria, como o Espiritismo, entre as piadas do mundo moderno. O Espiritismo se apoia em fatos, em estudos, tem uma filosofia desenvolvida a partir dessas observações.

A vida continua após a morte, existe esperança para nossas dores, por mais insuportáveis que pareçam, e aqueles que já partiram podem se comunicar conosco através da mediunidade. Entretanto, isso não é um divertimento, e o aspecto principal do Espiritismo é o apoio que nos fornece para que tenhamos coragem de ser pessoas melhores, em um mundo que os exemplos não são sempre positivos e onde por vezes, sofremos por tentar ajudar aos outros.

Leiam as obras sérias da Doutrina Espírita já traduzidas para o russo, não são muitas ainda, mas elas vão lhes ajudar a selecionar o que é Espiritismo do que é apenas superstição. (Se alguém quiser livros espíritas em russo basta nos enviar um email que lhe enviamos o material que conseguimos).

Reflitamos mais antes de aceitar qualquer idéia como sendo verdadeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário