terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ESTATÍSTICAS DO BLOG – CURIOSIDADES

Como essa será nossa última postagem do ano deixo um fraterno abraço a todos os leitores e o desejo que o ano de 2011 possa ser repleto de realizações e boas conquistas.

A idéia dessa postagem é compartilhar a curiosidade das estatísticas acumuladas no blog no ano de 2011. Aqueles que tem seu próprio blog devem saber que existem estatísticas que demonstram o número de visitas, de qual país visitaram o blog, etc.

Temos recebido uma média de mil visitantes por mês, entretanto esse número vem crescendo rapidamente nos últimos meses. A idéia do blog é compartilhar reflexões e textos, pessoais ou não, que ajudem na divulgação séria da Doutrina Espírita. Lembro que o blog começou como sendo um instrumento para atender a demanda das pessoas que me pediam para enviar por email os artigos publicados em revistas. Feito isso, o blog passou a ser um instrumento de interação, onde agradavelmente posso ter contato com leitores dos livros ou trocar informações com companheiros espíritas. Aos poucos surgiu a idéia de postar em inglês e francês, e esse ano começamos a postar em russo, buscando com isso levar a Doutrina Espírita aos nossos amigos que tem um pouco mais de dificuldades para encontrar material em sua língua natal.

Com o implemento do perfil no Facebook e no Twitter a interação se tornou mais direta, o que para um escritor, mesmo que instrumento dos espíritos, é muito motivador. Ter o retorno dos leitores é algo gratificante. Por isso, não deixem de escrever e manifestar sua opinião. Não fazem idéia de quanto isso é valioso.

Bom, mas as estatísticas mostram que os países que mais acessaram o blog são, respectivamente:

1 – BRASIL (Não poderia ser diferente)

2 – ESTADOS UNIDOS

3 – RUSSIA (Uma grata surpresa o número de acessos oriundos da Russia tendo em vista que faz muito pouco tempo que comecei a postar textos em russo)

4 – PORTUGAL

5 – ALEMANHA

6 – FRANÇA

7 – HOLANDA

8 – CANADÁ

9 – BÉLGICA

10 – SINGAPURA (Outra surpresa, tendo em vista não somente o tamanho físico do país, mas igualmente a falta de informações sobre o movimento espírita local, se é que existe)

Outros países aparecem seguidamente entre os principais frequentadores do nosso blog e muito em breve podem figurar entre os TOP 10: Georgia, Letônia, Tailândia, Croácia, Reino Unido, Itália e Espanha. Senti falta dos países latino-americanos nas estatísticas.

Se as pessoas entram no blog sem querer, se é mera curiosidade, se são brasileiros residentes, isso não temos como saber. Entretanto, é interessante ressaltar que existe uma abertura maior do que imaginamos, as pessoas querem aprender, querem respostas mais diretas e sinceras para suas questões existencias, e o Espiritismo nos ajuda nesse sentido. Se podemos compartilhar informações e uns ajudar aos outros, porque não fazer?

Aos desbravadores do Espiritismo fora do Brasil nosso incentivo, mesmo que pareça difícil o trabalho tem avançado. Os números são uma comprovação disso. O importante não é tanto a publicidade, mas o trabalho que fazemos dentro de nós mesmos, a famosa reforma íntima. Tornar a informação acessível é importante, mas não se vai muito longe se esse for nosso principal objetivo e com ele esquecermos o mais importante. Vivamos com fraternidade, respeitando as diferenças e estimulando a compaixão. Esses conceitos não tem credo, nem contradições, são sempre um bom caminho a seguir.

Fraterno Abraço!

Boas Festas

Rafael de Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário