quinta-feira, 9 de setembro de 2010

NOSSO LAR BATE RECORDE E CONFIRMA NOVO SEGMENTO CINEMATOGRÁFICO

Em apenas 5 dias, filme vendeu 1 milhão de ingressos. Maiores bilheterias até então levaram cerca de 7 dias para atingir o número

Poster de Nosso Filme

Baseado no livro mais vendido de Chico Xavier, Nosso Lar, de Wagner de Assis, teve um dos maiores investimentos da FOX Film Brasil

São Paulo - Lançado na última sexta-feira (03), véspera de feriado prolongado, o filme "Nosso Lar" já alcançou mais de 1 milhão de ingressos vendidos e garantiu um recorde: foi a obra que mais rapidamente atingiu essa marca de espectadores na história do cinema brasileiro.
Baseado no livro psicográfico mais vendido de Chico Xavier, o filme homônimo, de Wagner de Assis, teve um dos maiores investimentos de distribuição da FOX Film Brasil em todos os tempos: R$ 20 milhões. Metade deste valor já foi arrecadado nas bilheterias em menos de uma semana. De acordo com Patrícia Kamitsuji, presidente da companhia, o valor investido é praticamente o triplo do que se gasta normalmente em uma grande produção nacional, o que justifica parte da estrondosa bilheteria alcançada até então.

“Nosso Lar inaugurou muitas coisas no mercado brasileiro. Por exemplo, os efeitos especiais, que atingiram no filme um nível que nenhuma outra produção brasileira alcançou", diz Patrícia. O filme conseguiu também parcerias valiosas, como a do ilustre compositor Philip Glass, responsável pela trilha sonora. Teve ainda Ueli Steiger (de "O Dia Depois de Amanhã") na direção de fotografia. Dos parceiros financeiros, o únivo investidor que aceita divulgar o nome é o Banco BRJ. A obra teve incentivos de empresas e pessoas físicas, além de instituições como a Federação Espírita Brasileira, que cedeu os direitos autorais do livro para a adaptação.

De acordo com Patrícia, "Nosso Lar" tem tudo para demonstrar que os filmes espíritas deixaram de ser um nicho para, de fato, se tornar um segmento do mercado cinematográfico. E que segmento. Apenas dois anos atrás, o filme "Bezerra de Menezes" obteve 500 mil pagantes em todo o tempo de exibição. Foi um lançamento tímido, mas que abriu os olhos do mercado para o produto espírita. Em abril deste ano, "Chico Xavier" entra em cartaz e aponta o crescimento: em 8 dias, 1 milhão de pagantes. Nos últimos 5 dias, o filme de Wagner de Assis superou mesmo comédias como "Se eu fosse você II", que em seu lançamento, demorou 6 dias para atingir a marca de 1 milhão de espectadores.

O salto no faturamento deste gênero de filmes demonstra não apenas um crescimento na demanda, mas principalmente na oferta para o público. Se em 2008, "Bezerra de Menezes" era lançado em apenas 44 salas de cinema no Brasil inteiro, hoje "Nosso Lar" tem um lançamento 10 vezes maior, podendo ser assistido em 445 salas do país. O alto investimento só reforça que o público sempre existiu. O que faltava era oferta. E pelo visto, o mercado cinematográfico se deu conta disso.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário