domingo, 12 de setembro de 2010

ELEIÇÕES, CALÚNIA E BOM SENSO

O espírita não pode ser alguém alheio aos movimentos sociais. Antes de tudo devemos ser participativos. Se desejamos realmente viver em um mundo melhor devemos estar dispostos a fazer nossa parte. Acho que todos estamos de acordo nessa questão.

Entretanto, nesses últimos dias algo tem me chamado muito a atenção. Venho recebendo constantes emails que tratam de questões referentes as eleições no Brasil. Textos, fortes, apelativos, sem nenhuma comprovação de autenticidade, sem assinaturas, e que me fazem pensar nos textos vis que eram forjados em épocas de convulsões sociais através da história. Não quero aqui fazer defesa de um ou outro candidato político. Longe disso. Esse texto aborda a ética e não a política.

Me apegando ao romatismo do passado, quando os escritores apelavam para a justiça, me utilizo da escrita para  estimular algumas reflexões. Pois, antes de tudo, o espírita deve ser um defensor da justiça e do bom senso. E não me parece certo nos engajarmos em campanhas difamatórias. Tudo bem que tenhamos nossas convicções políticas, é perfeitamente normal que façamos nossas opções e exerçamos nosso direito de cidadão.

Entretanto, qual é uma das principais reclamações do povo brasileiro com relação a política? Não seria a falta de ética? A corrupção?

E estamos fazendo o quê quando ficamos repassando emails que não conhecemos a origem, que não sabemos se são verdadeiros ou não? Não é a toa que temos os políticos que temos, eles são fruto de nossa sociedade. Espíritas, calúnia é uma forma de caridade?

Todos temos o direito de acreditar no que quisermos, em emails sem comprovação, em informações sem assinaturas, mas ao repassar isso devo estar ciente que me torno um caluniador. E depois com que moral poderemos cobrar ética entre a classe política?

Se depois de refletirmos ainda optarmos por continuar achando esse tipo de atitude normal que, por favor, ao menos deixemos de importunar os outros lotando suas caixas de email. Porque nesse caso não somos somente caluniadores, mas também chatos.

Apelemos ao bom senso e reflitamos.

Todos nós queremos viver em um mundo melhor, comecemos por dar o exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário