sábado, 12 de setembro de 2009

FENÔMENOS DE ECTOPLASMIA (1)

Autor: Jorge Andréa (médico psiquiatra) – Extraído da revista Espiritismo e Ciência nº 13.


A ectoplasmia, conhecida de modo mais popular como fenômeno de materialização, pelos estudos e experiências criteriosas realizadas há um século aproximadamente, ainda vem despertando o mais expressivo interesse da área cientifica. Foi Charles Richet quem utilizou a denominação diante das pesquisas realizadas em sua época.
A parapsicologia, com os conhecimentos dos dias atuais, tem por obrigação fazer a abordagem da temática, no capitulo dos fenômenos psi-theta (espíritas). Devido à existência de inúmeros fatos, a ectoplasmia não pode ser relegada ao desconhecimento ou mesmo à falta de interesse, como desejam algumas posições sectaristas.
A ciência avalia os fenômenos de ectoplasmia com desconfiança. Como todo fenômeno psi-theta, a ectoplasmia não pode ser controlada de acordo com as diretrizes e vontade do pesquisador. Essa fenomenologia, em que os Espíritos participam, é quase sempre fugaz, de difícil abordagem e controle, pela presença de inúmeros fatores que se desenvolvem em dimensão diversa daquela que a metodologia cientifica pode avaliar e controlar.
Laboraram nestes fatos inúmeros pesquisadores, dos quais lembramos: Albert Coste, em 1895; Alexandre Aksakof (1832-1903), em 1895; Paul Gibier (1851-1900), em 1998; William Crookes (1832-1919), em 1899; Gabriel Delanne (1857-192images6), em 1909 e 1911, e muitos outros.
Os autores são categóricos em afirmar a inconteste existência dessa mecânica, na qual dois elementos entram, indiscutivelmente, no processo: o ectoplasma e o agente orientador para que a moldagem se observe. De um lado, a matéria ectoplásmica, fugaz e vaporosa e, do outro, o campo organizador da forma (campo espiritual), as espessas do qual o ectoplasma se distribui em adequada moldagem.

3 comentários:

  1. Gostaria de tirar uma dúvida: Os bons espíritos se utilizam do ectoplasma dos mediuns para auxiliar nos tratamentos aos encarnados, certo? e eles se utilizam também do ectoplasma de encarnados que não trabalham como medium?

    ResponderExcluir
  2. Sim Jaque, pq todos encarnados possuem o ectoplasma independente do desenvolvimento mediunico, religião etc...
    Aquela pessoa que possuir um ectoplasma que pode ser util para um trabalho de auxilio poderá ser utilizado sim a qualquer momento. (momento este de equilibrio do encarnado para a doação do ectoplasma)

    ResponderExcluir
  3. FIQUEI MUITO SURPRESA COM OS ASSUNTOS FACILITADOS DE ENTENDIMENTO QUE ESTE SITE ME PROPORCIONOU.
    PARABÉNS A TODA EQUIPE!
    PERGUNTA: PODEMOS MATERIALIZAR QUALQUER COISA? A PESSOA TEM QUE TER UMA MORAL ELEVADA? ONDE VEM A ORDEM DE PODER MATERIALIZAR UM ESPÍRITO? ABRAÇOS E MAIS SUCESSO!

    ResponderExcluir