Existem períodos na vida que são marcados pelo desânimo, pela desilusão, em que a tristeza nos contagia. Quando analisamos esses períodos, pelos quais todos nós passamos, buscamos razões para o abatimento, quase sempre culpando as situações ao nosso redor, na família, no trabalho ou as pessoas com quem convivemos.
Na realidade toda mudança fundamental é interna, e são justamente as mudanças que acontencem dentro de nós que são as mais complicadas de perceber e compreender. Quando as coisas passam a nós incomodar demais no exterior é porque algo do lado de dentro já se alterou. O estresse que nos deixa sem paciência é um sinal evidente de que precisamos fazer uma alteração na rotina diária, alteração no modo de encarar os desafios do mundo, por exemplo.
A insatisfação é um sintoma externo de uma mudança interna que ainda não conseguimos perceber conscientemente. As mesmas desilusões e dificuldades que nos abatem no primeiro momento transformam-se em mola propulsora para a obtenção de um novo estágio, crescimento profissional com a mudança de trabalho, amadurecimento psicológico ou a coragem de assumir novas responsabilidades.
Mesmo a morte pode ser vista sob esse ponto de vista, pois a interrupção da vida biológica nada mais é do que uma mudança de status, quase sempre nos lançando ao confronto de verdades que preferíamos não ver ou que não éramos capazes de compreender. Não existe mal que perdure para sempre. O desânimo e o abatimento são momentos onde a individualidade se retrai buscando forças para recomeçar, repensa suas escolhas e se renova. Uma oportunidade de mudar de rumo.
Amparados nas boas intenções e fazendo uso da prece essas situações devem ser encaradas como oportunidades de amadurecimento e não mais como uma zona psicológica que precisa ser interrompida a todo custo. Aprender a lidar com a frustração é apenas uma etapa de amadurecimento. Sentir-se triste é normal, não precisamos nos amedontrar com isso. Amadurecer faz parte do processo que é estar vivo.
Frei Felipe.
25/07/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário