sábado, 5 de novembro de 2011

QUEM SÃO OS ESPÍRITOS AO NOSSO LADO

O texto abaixo foi uma resposta as muitas indagações que temos recebido de nossos correspondentes do Leste Europeu, achamos interessante compartilhá-lo igualmente no idioma português. Queriam saber quem são os espíritos que participam de nossas atividades espíritas.

Quem são os espíritos ao nosso lado.

Ao deixarmos a vida física como a entendemos não somos levados a um mundo de fantasias. O mundo dos espíritos é tão material quanto o nosso, talvez um dia nossos físicos possam nos desvendar os mistérios da matéria em sua essência mais sutil. Entretanto, todos os espíritos são taxativos em dizer que o mundo em que habitam se entrelaça com o nosso e é tão ou mais real do que ele.

Ou seja, a morte não nos levará a habitar em um mundo abstrato, mas de formas mais perfeitas. Dizem igualmente que tudo que temos em nosso planeta é uma tímida cópia do que existe na atmosfera espiritual. Nossa população de encarnados ultrapassa atualmente os 7 bilhões de habitantes, pelo que sabemos esse número é muito maior entre os espíritos. Em nossa sociedade existem pessoas com diferentes características, sejam culturais ou intelectuais, boas ou ainda com más inclinações. Entre os espíritos acontece o mesmo, todo o progresso é alcançado através do esforço e empenho pessoal.

As nossas companhias espirituais se estabelecem por questões de identificação de gostos e sentimentos. Se nos reunirmos para falar de coisas sem importância ou contar mentiras é evidente que nenhum espírito sério se interessara de tomar parte em nosso encontro, mas se o fizermos com a intenção de aprender ou ajudar os outros certamente seremos auxiliados por espíritos que viram nos auxiliar.

Quase sempre junto de nós estão espíritos que tiveram alguma intimidade conosco anteriormente, seja em um passado que desconhecemos seja na vida atual, por exemplo um familiar que já desencarnou. Se nos reunimos em grupo para estudar a Doutrina Espírita, esses espíritos nos acompanham conforme nosso interesse e dedicação. Estarão ao nosso lado nos inspirando as palavras e os pensamentos, nos auxiliando a compreender o que lemos e comentamos. Se nosso empenho for sincero certamente que outros companheiros espirituais se juntarão a estes primeiros fortalecendo o grupo e aumentando suas possibilidades. Quando as questões tomam proporções realmente sérias e o grau de dedicação do grupo de estudos, ou do indivíduo, caso o faça sozinho, ultrapassa a capacidade do espírito que o auxilia será avaliado a possibilidade de receber acompanhamento de outro espírito com mais conhecimentos. Porém, na espiritualidade a ociosidade é uma conduta características dos espíritos atrasados, por isso certamente surgirá o ensejo de prestar algum tipo de serviço, de auxílio ao próximo.

Percebendo a dedicação dos pupilos os espíritos que os auxiliam podem, por exemplo, trazer consigo outros espíritos com problemas, confusos ou distante de comportamentos saudáveis do ponto de vista moral. Eles acompanharão os estudos e aprenderão com as discussões. Percebam que a espiritualidade se vale sempre de todas as oportunidades para prestar serviço de auxílio e esclarecimento aos mais necessitados. E na medida em que nos dedicamos somos convidados a fazer o mesmo. Aquele que se dedica aos outros sente-se feliz, pois consegue, mesmo que por instantes, esquecer os próprios problemas. Acaba se fortalecendo com isso, dilatando a capacidade de compreender as situações complicadas que está passando. E sempre que nossas intenções forem boas estaremos sendo amparados e auxiliados por espíritos que se dispõem a nos auxiliar. Deus não permite que ninguém fique abandonado, principalmente perante os problemas mais graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário