quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Deus Conosco

Dentro de nós existe um conceito, que repetido através de diversas reencarnações, nos faz crer que é preciso de um templo, uma igreja ou um centro espírita para se sentir com Deus. Entretanto, diferentes espíritos compreenderam que, se existe uma atmosfera de respeito e tranquilidade em um ambiente habituado a orações, essa é a maior contribuição das instituições de pedra, também existe espaço para estar com Deus no cotidiano. Seja através do contato com a natureza, de se estar próximo de quem se ama, de favorecer companheiros necessitados, no trabalho ou no estudo. O lar é o mais valioso núcleo de reajuste de desavenças do passado, e, portanto, local de redenção. Sempre gosto de lembrar de Rousseau, que conseguiu ser muito objetivo ao nos lembrar que não precisamos de intermediários para estar com Deus, através dos espíritos que nos amam, ele está sempre seguindo nossos passos, mesmos que mergulhados em atribulações não percebamos.
O trabalho é outra importante fonte de progresso, outro local para enxergarmos a obra de Deus. Imagine o professor a guiar seus alunos para o senso do dever e do bem, trabalho redentor se bem executado, quantos erros não deixamos para trás através da vida diária, e quantos novos equívocos também cometemos. O erro é parte do processo de aprendizado, assim como a paciência e a ternura. Não existe perdão sem a compreensão de nossa própria limitação. Somos todos seres imperfeitos em caminhada, trilhando a mesma estrada, uns mais a frente, outros retardatarios, mas todos companheiros de viagem. O que Deus espera de nós é que despertemos para a necessidade de amparar uns aos outros, nos trabalho ativo do dia a dia, no ouvido que escuta, na palavra de acalma e no gesto que conforta. 
Cultivem Deus em si mesmos. Lembrem-se sempre que nunca estamos sozinhos, e que onde existe mais desespero é onde os bons espiritos mais se fazem presentes.
Luz e paz!